CAMPEONATO BRASILEIRO Nadadores de Prudente embarcam segunda-feira para o José Finkel

Foto: Marcio Oliveira, Pedro Henrique vai para sua 2ª participação em competições nacionais

Três nadadores da equipe Apan/Criarte/Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente) acertaram ontem os últimos detalhes antes do embarque para uma das competições mais importantes do calendário de 2017. Fernando Ernesto Pires dos Santos, Pedro Henrique da Silva Castro e Giovanna Ribelatto Monteiro representarão a natação prudentina no Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel, agendado para ocorrer entre os dias 8 e 12 de agosto, nas piscinas do Parque Aquático da Unisanta (Universidade Santa Cecília), em Santos (SP).

Sob o comando de Pepe, a equipe realizou os últimos preparativos nas tarde de ontem, na piscina de 25 metros da Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos). O embarque dos atletas rumo a Santos está previsto para a manhã de segunda-feira. A competição começa na terça-feira e segue até sábado.

O atleta mais experiente do grupo que vai a Santos será Fernando Ernesto. Com 29 anos e formado nas categorias de base da natação prudentina, ele coleciona passagens por grandes equipes do país e também pela seleção brasileira. O retorno do nadador à equipe prudentina foi oficializado há cerca de 20 dias, por isso o experiente atleta já integrou o grupo campeão da modalidade na 61ª edição dos Jogos Regionais, realizada em Osvaldo Cruz. Em Santos, Fernando Ernesto competirá nas provas dos 100 e 200 metros livre.

O técnico prudentino, Elvancir Pereira do Nascimento, Pepe, ressalta a importância de contar com a experiência de Fernando Ernesto em uma competição de alto rendimento, como o José Finkel. “É um atleta que, sem dúvida, brigará pelas primeiras posições nas finais”, avalia Pepe.

 

Menos experientes

Pedro Henrique vai para sua segunda participação em competições nacionais de alto rendimento. Em 2014, aos 18 anos, o atleta natural de Corumbá (MS) representou Prudente no Brasileiro, em Guaratinguetá (SP), pouco tempo após chegar à equipe prudentina. “Confesso que fiquei um pouco nervoso, vendo ali grandes nomes da natação do Brasil. Por isso, acredito que não pude dar o meu melhor, mas me trouxe muita experiência”, diz Pedro.

Apesar de não possuir ainda a experiência de Fernando Ernesto, o atleta aponta os fatores que motivam a busca por bons resultados em Santos. “Vejo que posso retribuir muito à equipe e a cidade que me acolheram tão bem. Para isso que tenho me dedicado”, afirma o nadador. Pedro Henrique competirá nas provas dos 100 metros peito e 200 metros medley e borboleta, além dos 400 metros medley.

Giovanna Ribelatto é a mais jovem atleta do grupo que vai a Santos. A nadadora prudentina de 17 anos vai ao Brasileiro pela primeira vez, após obter o índice na primeira etapa regional de 2017, nadando em Prudente. Nas piscinas da Unisanta, a nadadora disputará as provas dos 800 e 1,5 mil metros nado livre. “Tenho como meta melhorar minhas marcas individuais, pois sei do alto nível e da dificuldade da competição. Mas treinei muito por esse momento e nada impede de sonhar e buscar resultados ainda melhores”, fala a confiante Giovanna Ribelatto.

 

SAIBA MAIS

Treinados pelo técnico Pepe, os atletas prudentinos que representam a cidade na competição de Santos contam com o apoio Vida Verde Nutrição Natural, Açaí da Vovó e Unimed de Presidente Prudente. O tricô compõe a equipe Apan/Criarte/Semepp.

Fonte: Jornal O Imparcial – 05/08/2017  – reportagem PAULO TAROCO