Prudente sedia hoje o Pró-Natação, na Apea

Será realizado hoje, a partir das 14h30, na piscina da Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos), a etapa regional do torneio estadual Pró-Natação. A competição é organizada pela Selj (Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude) e aberta a todos os jovens praticantes de natação, vinculados ou não a alguma entidade que desenvolve o esporte. De acordo com a secretaria organizadora, entre os objetivos do evento, “estão o incentivo à prática e o favorecimento à descoberta de novos talentos para futuras competições”.

O evento receberá atletas das categorias de pré-mirim a juvenil, de 7 a 16 anos, divididos, além da idade, em nove tipos diferentes de provas da natação, e nas categorias masculinas e femininas. Os atletas acima de 9 anos, acima da categoria mirim, poderão se inscrever em até quatro provas, sendo obrigatoriamente, uma delas ser a de 200 metros medley.

Para a fase regional de 2017, duas equipes se inscreveram. A equipe da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente) e a equipe da Secretaria de Assistência Social de Panorama. A equipe prudentina participará com 50 atletas, 28 nas provas masculinas e 22 nas provas femininas. Enquanto que Panorama participará com 11 atletas, cinco nas provas masculinas e seis nas femininas.

O treinador da equipe prudentina Elvancir Pereira dos Santos, Pepe, ressaltou a importância do torneio que, por não contar com atletas federados, proporciona oportunidade a novos atletas e funciona como sistema de análise para as equipes. “Para nossa equipe funcionará como uma avaliação. Se o atleta for bem, se destacar, o objetivo passa a ser federá-lo para participar das competições com a equipe”, explica Pepe.

Os dois primeiros de cada prova estarão classificados para a fase estadual, que não foi realizada no ano passado, na primeira edição do torneio, que voltou para preencher uma lacuna de torneios anteriores, com tradição no processo de revelar atletas, “mas que deixaram de ser realizados nos últimos anos”, como conta Pepe. A etapa estadual está marcada para ocorrer entre os dias 25 e 27 de agosto, ainda sem sede definida.

FONTE: 

O imparcial, 18 de maio de 2017