Natação abre etapa regional dos Joguinhos

Foi dada a largada ontem para a fase regional dos Jogos Abertos da Juventude de 2017. A natação foi o esporte escolhido para iniciar as disputas do primeiro dia da nova etapa. Na tarde de ontem, a piscina da Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos) recebeu mais de 30 nadadores, representantes de três municípios – que conseguiram a vaga na fase sub-regional – e, ontem, disputaram nove tipos de provas, nas categorias masculinas e femininas.

Favorita ao título das piscinas e as vagas para a fase estadual, Presidente Prudente chegou à disputa com 15 atletas, “preparados para defender a hegemonia da cidade, pentacampeã da fase estadual dos Joguinhos”, como contou o treinador da equipe de natação da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente), Elvancir Pereira dos Santos, Pépe, ao falar da preparação e do clima da equipe antes das provas.

Não diferente de Pépe, estavam os nadadores prudentinos Adriano Vieira Martelli e Júlia Araújo Carvalho, destaques da cidade em competições anteriores, entra elas, os Jogos Abertos da Juventude do ano passado. “Mais uma vez, a emoção é grande em poder representar a cidade. Treinamos e nos dedicamos para fazer isso novamente bem”, disse Adriano Vieira. Já Julia Araújo falou sobre a vontade de sair mais uma vez vencedora, pois essa foi sua última participação nos Joguinhos, já que ela completa 19 anos neste ano. “Esse é meu último ano, estou um pouco ansiosa, mas com boa expectativa também. Confiante em avançar à fase estadual e, lá, também colher bons resultados”, disse a nadadora prudentina.

Presente para acompanhar o primeiro dia do evento, o delegado regional de esportes da Selj (Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude), organizadora dos Jogos, Edvaldo José de Oliveira Júnior, ressaltou a perspectiva de uma disputa bem equilibrada entre as cidades. “Acreditamos em um nível muito alto das disputas, onde todos se esforçarão para obter a vaga à fase estadual. Ainda mais que o nível apresentado na fase anterior já foi muito bom”, comenta. Os campeões de cada modalidade seguirão para à fase estadual da competição, marcada para junho, também em Presidente Prudente.

 

Mais natação

Após as provas de ontem pelos Joguinhos, a equipe comanda por Pépe viajou para Andradina (SP), com 43 atletas das categorias pré-mirim a sênior, para a disputa da 4ª Etapa do Torneio Regional de Natação, que vale vaga para as disputas estaduais e nacionais do calendário da natação nacional. “Terminado as provas dos Joguinhos, é automático, viramos a chave e já pensaremos em Andradina”, afirma Pépe.